top of page
Buscar

Aluguel cada vez mais pesado

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 16 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura


 

(Quer saber os principais motivos para sair do aluguel? Clique aqui.)


O aluguel pesou mais no bolso do brasileiro e mais pessoas tiveram que dividir o mesmo teto em 2017. Dados do IBGE revelam que a situação habitacional do país piorou no ano passado, mesmo com o fim da fase mais aguda da recessão.


O número de lares que gasta mais de 30% da renda com aluguel cresceu 3,5% entre 2016 a 2017, somando 3,7 milhões. Já os domicílios alugados com mais de três pessoas dormindo num mesmo cômodo avançaram 15,9% no período, para 543 mil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE.


Os problemas se agravaram ainda mais nas capitais, onde o custo da moradia é mais elevado, com avanços de 8,2% e 21,2%, respectivamente. O aumento da extrema pobreza, o desemprego elevado, a piora da renda com o avanço da informalidade, além da desidratação da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida estão entre os fatores apontados pelos especialistas para a piora nos dados.



O último dado sobre o déficit habitacional no Brasil é de 2015, mas dois dos quatro itens usados para o cálculo podem ser acompanhados pela Pnad Contínua, cujas informações mais recentes são de 2017. Esses dois itens representavam mais de 55% do déficit habitacional em 2015, segundo a Fundação João Pinheiro, responsável pelo indicador. Os outros dois itens são habitação precária e coabitação familiar (mais de uma família dividindo o mesmo teto), que não podem ser mensurados atualmente pela Pnad Contínua.


O aumento do número de famílias que comprometem uma parte muito grande da renda com aluguel está relacionado ao desemprego ainda elevado e ao avanço do trabalho informal na saída da recessão. "O aluguel é contrato rígido, que trava um percentual da renda. Muita gente perdeu o emprego, reduzindo a renda familiar, ou se realocou via informalidade com um salário muito menor, com isso o peso do aluguel no orçamento das famílias cresceu".


Fonte: Valor Econômico

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page