top of page
Buscar

E agora? Um carro ou um imóvel?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 16 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Passamos anos da vida trabalhando e sempre tentando juntar um dinheirinho para melhorar a vida, seja mudando de casa, reformando a casa, viajando ou trocando de carro.


Dinheiro guardado, eis que surge a dúvida:


Para tomar essa decisão, devemos sempre comparar as vantagens e as desvantagens de cada um.



Investir em um imóvel vai muito além de ter uma casa para morar. É uma garantia de moradia fixa. Ao realizar um financiamento de um imóvel, cada parcela que você paga é sabendo que está garantindo a sua propriedade, adquirindo um bem seu e não para um locador que a qualquer momento pode te tirar de lá e todas as parcelas anteriormente pagas não voltam de nenhuma forma para você.


Ter um imóvel te dá diversas vantagens de negociação em diversas características, como para obtenção de crédito. É muito comum quem tem um imóvel, conseguir uma melhor linha de crédito junto às instituições, pois trata-se de uma garantia.


Mas, a melhor vantagem é, de longe, a valorização do bem. Comprando uma casa hoje, mantendo-a em bom estado, o que não deve ser uma tarefa muito difícil dado que foi fruto de um investimento e deve ser preservado, é possível revender em pouco tempo de uso por um valor aproximadamente 50% superior ao que foi pago.


O mercado imobiliário só apresenta valorização nos preços, diferentemente do mercado automobilístico. É quase impossível ver algum imóvel sendo vendido por um valor inferior ao que foi pago, em caso de boas condições do mesmo. Já um carro, é quase impossível ver um automóvel sendo vendido por um valor superior ao que foi pago, mesmo estando em perfeito estado.




Você sabia que, em São Paulo, por exemplo, é por volta de 50% mais em conta transportar-se pela cidade utilizando transporte público, taxi, Uber ou as demais empresas de carro particular do que ter um carro?


Pois é. Ter um carro, além das parcelas e taxas de financiamento envolvidas, há diversos outros pontos que devem ser colocados na ponta do lápis. Para manter o carro em bom estado pensando em ter um meio seguro para transporte e também na conservação do mesmo para futura revenda, é necessário realizar manutenção recorrente no mesmo. O que costuma custar caro. Além disso, tem o seguro do mesmo, IPVA, licenciamento, combustível. Tudo isso é um dinheiro que não volta, nem com a revenda.


Ao tirar um carro zero da concessionária já uma alta desvalorização do mesmo, por mais que tenha apenas dado uma volta no quarteirão, não tem jeito, o preço já despenca.


Pensando ainda nas gerações futuras, ao adquirir um imóvel, você pode não só morar com seus filhos, mas também deixar como herança para eles, seja para venda ou para moradia. Já um carro, ele vai perdendo a sua funcionalidade ao longo do tempo. As peças vão ficando velhas e precisam de reposição, dependendo do ano e modelo do carro, essas peças podem ser muito caras ou se quer existir à venda no mercado. Com isso, o bem vai se torno obsoleto e precisa ser vendido por um preço irrisório.


Pense no seu futuro e no futuro da sua família. Já diziam nossas avós: dinheiro não leva desaforo para casa! Use com cautela e inteligência!








Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page